UX Design e a tendência das pessoas líquidas

Renan Santos Gomes • April 26, 2020

O FJORD Trends (https://trends.fjordnet.com) é um relatório de tendências, publicado pela Accenture, que busca listar as principais tendências em relação a négocios, tecnologia e design. Este relatório é publicado anualmente desde 2018. No relatório de 2020, foi apontado como a quarta tendência, as pessoas líquidas. Neste artigo vamos procurar entender o que são pessoas líquidas, como essa têndencia se relaciona com UX Design e quais ferramentas podem serem utilizadas para atendê-las.

A tendência das pessoas líquidas

Conforme a pesquisa FJORD Trends 2020, a quarta tendência é pessoas liquidas (liquid people). Essa têndencia diz que a decisão de consumo das pessoas tendem a mudar. Anteriormente o foco estava em consumir. Assim, as pessoas se definiam pelo que consumiam, possuiam ou usavam. Atualmente as pesssoas buscam experiências mais pessoais, que considerem fatores sociais, ambientais e de saúde.

Um exemplo abordado no estudo é a diminuição em viagens de avião na Suécia, enquanto viajens de trens cresceram. Esse ponto foi atribuído a fatores ambientais. Outro exemplo foi a Mattel, produzindo em 2019 as primeiras bonecas com gêneros neutros. Esses exemplos demonstram que pessoas e empresas têm se tornado mais críticas em relação a produtos, exigindo seus posicionamentos e preocupação com suas demandas.

A pesquisa aponta que as pessoas continuam consumindo, mas a escolha do que consumir está mais crítica, levando em consideração pontos como nacionalidade, religião, comunidade. Dessa forma, a pesquisa recomenda que as empresas criem produtos que se aproximem de demandas mais pessoais, considerando fatores sociais e ambientais. Então, a chave é entender o contexto para criar um produto adequado as pessoas.

UX para desenvolver produtos para pessoas líquidas

Em um vídeo publicado pelo NNgroup em julho de 2016, Don Norman, o criador do termo UX, resalta que no projeto de criação dos produtos, temos que projetá-los pensando no todo do processo, motivando o entendimento de todas as partes envolvidas na decisão de compra e no uso de um produto.

UX Design é uma cultura que contribui para desenvolver produtos para pessoas líquidas, pois UX prioriza o contexto para tomar as decisões de um projeto. Fabricio Teixeira, autor do livro "Introdução e boas práticas em UX Design", argumenta que um bom profissional de UX é um camaleão que precisa se adaptar aos diferentes contextos para entregar um produto centrado no usuário.

Então, se a chave é entender o contexto para desenvolver para pessoas líquidas, o UX prioriza esse entendimento na busca de um produto centrado no usuário. Dessa forma, o UX é uma abordagem aderente a esse conceito.

Ferramentas do UX para entender melhor o contexto e as pessoas

O UX fornece um conjunto de ferramentas que pode contribuir na identificação das necessidades das pessoas que seu produto deseja atingir. Vamos conhecer algumas delas.

Blueprint

Permite visualizar todos os pontos de contatos entre seu produto e o consumidor, avaliando os sentimentos envolvidos em cada etapa.

Consumer Journey Map

Explora os múltipos passos tomados pelo consumidor durante sua jornada com o produto. Permite identificar necessidades especiais que o consumidor possui, tal qual seu engajamento.

User Stories

Descreve os passos que o usuário deseja realizar para cumprir seu objetivo. É útil para manter o time com a motivação que o usuário tem em mente ao usar o produto.

Personas

Consiste em criar um perfil ficcional, baseado nos insights obtidos nas pesquisas e entrevistas. Permite gerar empatia da equipe de desenvolvimento com o usuário.

Entrevista com os stakeholders

O objetivo é coletar com as partes envolvidas as expectativas através de uma entrevista. É útil para permitir identificar prioridades e definir métricas de sucesso para o projeto.

Key Performance Indicators (KPIs)

São métricas estabelecidas para medir o sucesso de um produto em relação a estratégia traçada.

Ecosistema

Permite visualizar as propriedades digitais da marca e as relações entre elas e sua posição nas estratégias de marketing.

Análise Competitiva

Essa ferramenta permite olhar para seus concorrentes para identificar insights sobre seu produto, localizando possíveis padrões que podem ser aproveitados.

Proposição de valor

A utilidade desta ferramenta é reduzir as funcionalidades de seu produto no entendimento de três aspectos: o que é o produto, para quem foi criado e como/quando será usado. O objetivo é afunilar o entendimento para focar no que é realmente importante.

Conclusão

Pessoas líquidas é uma tendência, que exigirá novos desafios para as empresas que queiram continuar relevantes. Entender as necessidades de cada índividuo, exige abordagens centradas em experiências que atendendam uma pessoa real. Mais do que compreender seu público alvo, é necessário entender cada índividuo deste público alvo. O UX pode auxiliar nesta jornada e ser a abordagem que contribuirá para as marcas se manterem relevantes no futuro que as aguardam.

Fontes

  1. FJORD Trends 2020. FJORD Design and Innovation from Accenture Interactive. Disponível em: https://www.accenture.com/_acnmedia/Thought-Leadership-Assets/PDF-2/Accenture-Fjord-Trends-2020-Report.pdf#zoom=50. Acesso em 26 de Abril de 2020.
  2. Don Norman: O termo "UX". NNgroup. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9BdtGjoIN4E. Acesso em 26 de Abril de 2020.
  3. TEIXEIRA, Fabricio. Introdução e boas práticas em UX Design. São Paulo: Casa do Código, 2017.